terça-feira, 20 de agosto de 2019

De volta ao peso-mosca, Sarah Frota revela problemas nos rins em luta no peso-palha

De volta ao peso-mosca, Sarah Frota revela problemas nos rins em luta no peso-palha

A lutadora goiana Sarah Frota conquistou sua vaga no UFC ao vencer uma luta no Contender Series Brasil na categoria peso-palha (até 52,2kg). Era natural que seguisse para o Ultimate na mesma divisão. Contudo, logo em sua primeira luta na nova casa, em fevereiro em Fortaleza, "A Treta" estourou o peso limite em mais de 3kg, e demonstrava sinais de que realmente não teria condições de seguir cortando peso.

No próximo sábado, Sarah terá nova chance de provar seu talento dentro do octógono, quando enfrenta Gillian Robertson pelo UFC 240, em Edmonton, Canadá. Desta vez, porém, ela o fará na sua categoria de peso preferida: o peso-mosca (até 56,7kg).

- O peso-palha nunca foi minha categoria original. De todas minhas lutas, 95% foram no mosca. Tive duas ou três que foram no 61kg. O negócio do peso-palha foi que a oportunidade que apareceu no Contender Series foi no 52kg. A gente tentou se manter no 52kg porque é uma categoria muito competitiva, com muitas lutas, e a gente achou que talvez fosse bom. Mas nunca achei uma boa, porque foge do meu biotipo. Tive um problema renal tentando bater o peso, fiquei muito acima do peso - revelou a lutadora em entrevista ao Combate.com por telefone.

Sarah Frota pesagem oficial UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque Sarah Frota pesagem oficial UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque
Sarah Frota pesagem oficial UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque


Sarah Frota conseguiu lutar no dia seguinte à pesagem e ainda quase saiu com a vitória contra Livinha Souza no UFC Fortaleza, mas o problema foi sério. Seus rins secaram e a lutadora teve muitas dores musculares na região. Com o trabalho dos médicos e fisioterapeutas, ela se recuperou e agora se diz 100% para lutar.

Bater 57,2kg (limite de tolerância para lutas que não valem cinturão no peso-mosca) não deve ser problema para quem já estava acostumada a esse peso. Contudo, a brasileira ainda aderiu a uma nova dieta mais leve e chegou a Edmonton bem próxima do valor desejado na balança.

- Tive uma reeducação alimentar, tirei a carne do meu consumo, só como um pouco de peixe muito de vez em quando, mas bem pouco. Posso me considerar vegetariana há uns três meses. Estou com 3kg para tirar só, sem reter muita água no avião. Estou bem animada.

Mas nada é fácil para "A Treta". Sarah só chegou no Canadá na quarta-feira, após uma "epopeia" através das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Tudo porque tentou acelerar a expedição de seu passaporte com o visto de entrada nos EUA, o que acabou tendo o efeito contrário ao desejado.

- O UFC estava com medo do meu passaporte não chegar a tempo. Então a gente contratou uma empresa de Brasília (onde mora a família de Sarah e de onde ela partiria para o Canadá) para que o trâmite fosse mais rápido. Mas na segunda-feira, quando cheguei lá, eles disseram que enviaram o passaporte para minha casa (em Balneário Camboriú-ES, onde ela treina), exatamente o que não era para fazer. Conseguimos interceptar o passaporte em Florianópolis, fui para lá e consegui resgatar o meu passaporte na parte de carga do Correios. Fui para São Paulo ontem (terça), e hoje cheguei. Estou no aeroporto desde domingo nessa função.


Livinha Souza não finalizou Sarah Frota por pouco — Foto: Getty Images Livinha Souza não finalizou Sarah Frota por pouco — Foto: Getty Images
Livinha Souza não finalizou Sarah Frota por pouco — Foto: Getty Images

Quem vai ter que "pagar" por todo o sofrimento e trabalho da brasileira para chegar ao UFC 240 é Gillian Robertson. A canadense de 24 anos vem de vitória no UFC e conta seis triunfos na carreira, cinco deles por finalização. Apesar de cada vez mais confiante na trocação, Sarah Frota abraça a possibilidade de fazer luta agarrada com a grappler da American Top Team.

- Sei que ela é ágil, que tem um bom mata-leão e um bom armlock. Mas para me finalizar, ela tem que chegar nessas posições, né? A Livinha é faixa-preta de judô e jiu-jítsu e eu defendi todas as posições que ela podia chegar. O chão é meu carro-chefe e ela que se segure, que se vier mole demais, o triângulo vai comer, essa é a especialidade da casa! - concluiu a atleta da Astra Fight Team.

O Combate e o Combate Play transmitem o UFC 240 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo e acompanham o torneio em Tempo Real. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem cerimonial ao vivo às 18h45. Confira o card completo:

UFC 240
27 de julho, em Edmonton (CAN)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Frankie Edgar
Peso-pena: Cris Cyborg x Felicia Spencer
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Niko Price
Peso-leve: Olivier Aubin-Mercier x Arman Tsarukyan
Peso-médio: Marc-Andre Barriault x Krzysztof Jotko
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-mosca: Alexis Davis x Vivi Araújo
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Yoshinori Horie
Peso-pena: Gavin Tucker x Seung Woo Choi
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Deiveson Figueiredo
Peso-mosca: Sarah Frota x Gillian Robertson
Peso-leve: Erik Koch x Kyle Stewart
Peso-pesado: Giacomo Lemos x Tanner Boser

Fonte: Sport TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário