O Muay Thai é um estilo de luta full contact muito agressivo e a sua aprendizagem atrai todo o tipo de lutadores em todo o mundo. Conheça quais as regras principais do Muay Thai e seja um competidor honesto e respeitador dos seus adversários.
O Muay Thai é uma arte marcial de origem tailandesa que é praticada em vários países e em várias competições. Trata-se de um desporto de combate muito feroz e o seu domínio só está ao alcance dos melhores praticantes. Contudo, para ser praticado corretamente, é necessário que os seus atletas compreendam e interiorizem as regras seguintes:
Duração do combate
No Muay Thai, cada combate tem a duração de 5 rounds e cada round dura três minutos. Qualquer período de paragem não é contabilizado como tempo de combate e no final de cada round, existe um período de descanso de dois minutos que serve para os lutadores limparem as suas feridas e recuperarem as suas forças.
O ringue de combate
É o local onde se desenrola a ação e tem regras específicas no que diz respeito às suas dimensões:
Tamanho: Um ringue de combate pode ter um tamanho pequeno de 6 a 10 metros ou grande de 7 a 30 metros. As medidas são sempre contabilizadas a partir das cordas.
O pavimento e os postes: O pavimento deve ter uma extensão mínima de 91 centímetros além das cordas. Os postes que se encontram nos cantos do ringue apresentam um diâmetro de 10 a 12,70 centímetros e devem estar sempre almofadados. A sua altura varia entre os 1,22 e 1,48 metros.
O chão do ringue: O piso deve ser preenchido por qualquer tipo de amortecimento, como a borracha, tapete de borracha, ou algum material similar. A sua espessura varia entre os 2,5 e 3,7 centímetros. Por conseguinte, o preenchimento deve ser coberto com uma lona específica.
As cordas: Um ringue tem quatro cordas e cada uma apresenta um diâmetro de 3 a 5 centímetros. Elas devem estar esticadas e são revestidas por um material macio e acolchoado. Existem medidas que regulamentam a distância das cordas. São elas:
- Na primeira corda, a distância entre o piso do ringue para a parte inferior da corda é de 46 centímetros;
- Na segunda corda a distância é de 76 centímetros;
- Na terceira é de 107 centímetros;
- A última corda deve distar 137 centímetros do chão do ringue.
Os degraus: São exigidos pelo menos três conjuntos de degraus e a largura de cada um é de 1,07 metros.
Os equipamentos necessários junto ao ringue
Existem vários equipamentos que devem estar junto ao ringue de combate e dos mais importantes destacam-se os seguintes:
- Duas garrafas de água potável e duas latas de spray. Nenhum outro tipo de garrafa é permitido num ringue;
- Duas toalhas e duas tigelas de água;
- Mesas e cadeiras para os juízes;
- O sino de alarme;
- Um ou dois relógios;
- Folhas de pontuação;
- Um conjunto de indicadores redondos, sinais ou placas;
- Dois pares de luvas de boxe de substituição e dois conjuntos de calções de substituição;
- Uma maca e tesoura afiada.
Estes equipamentos são essenciais para que um confronto de Muay Thai se desenrole nas perfeitas condições. Junte ao ringue deve constar todo o equipamento supra citado, de modo a que não existam contrariedades na realização dos combates.
As luvas de boxe
Apenas as luvas que se encontram certificadas pelo Conselho Mundial de Muay Thai são permitidas. Todos os praticantes devem utilizar luvas de combate e o peso de cada uma obedece à categoria de peso em que o desportista se insere. As luvas devem apresentar o seu formato original, de modo a que os lutadores partam em igualdade de circunstâncias. Antes do início de cada combate, um membro da comissão do jogo inspeciona as luvas de cada jogador.
A indumentária de um lutador
Existem algumas regras específicas no que diz respeito à indumentária de um lutador, nomeadamente, o que pode ou não utilizar:
- Podem ser usados apenas calções de boxe e a sua cor depende do canto onde o lutador vai ficar;
- Para garantir a segurança de um boxeur é necessário que cada lutador utilize uma virilha de proteção;
- A utilização de cabelos longos e/ou barba é proibida;
- Um cordão sagrado conhecido como Mongkol pode ser usado em torno da cabeça durante o ritual inicial, onde os desportistas homenageiam os mestres ancestrais de Muay Thai;
- Podem ser utilizadas ligaduras elásticas nos braços ou nas pernas, contudo, não podem ser utilizados protetores nas canelas;
- Não podem ser utilizadas qualquer tipo de joias ou materiais metalizados;
- O uso de vaselina, gordura ou qualquer tipo de substância similar é proibido, pois assim um lutador estaria a ganhar uma vantagem desleal sobre o seu oponente;
- É possível utilizar ligaduras elásticas no tornozelo de modo a proteger os pés.
Qualquer tipo de infração ao código de vestimenta pode resultar na desqualificação de um lutador.
Os lutadores
Para participar num combate é necessário que um lutador reúna determinadas características. São elas:
- Não ter qualquer deficiência física;
- Ter 15 anos de idade no mínimo;
- Ter um peso mínimo de 45 kg;
- Respeitar todas as condições que constam no manual médico do Conselho Mundial de Muay Thai.
O árbitro e os juízes
O Comité de Jogo do Muay Thai é composto por três juízes, um árbitro de ringue e um responsável máximo pela supervisão do confronto. Cada um tem funções específicas na observação do combate, no cumprimento das suas regras e na atribuição da vitória a um lutador.
A decisão da vitória
Num combate de Muay Thai, a atribuição da vitória está sujeita às regras e aos regulamentos seguintes:
- Declara-se vitória quando se assiste a um KO. Esta situação acontece quando um lutador é derrubado e é incapaz de continuar a lutar dentro da contagem de 10 segundos;
- Quando é atribuído um KO técnico. Pode ser atribuído nas respetivas condições:
- Quando um lutador é seriamente ferido ou debilitado;
- Quando um lutador não consegue continuar depois de um intervalo;
- Por recomendação do médico, quando o árbitro não tem a certeza que um lutador pode continuar o jogo devido a lesão;
- Quando ambos os jogadores estão seriamente feridos e não podem continuar o combate. Se tiverem sido realizados menos de três rounds, o empate é declarado, caso contrário decide-se o vencedor através do sistema de pontuação;
- Quando um jogador está incapacitado de continuar o combate.
- Quando um adversário se retira do combate devido a uma lesão;
- Quando alguém não cumpre com as regras da modalidade;
- Se os oponentes não estiverem a combater corretamente ou se estiverem a tentar enganar todas as partes, é declarado pelo árbitro do combate o veredicto de “sem decisão”;
- Quando ocorre um evento externo ao combate que o leva a ser interrompido. Nestas situações, o árbitro do combate declara que o mesmo ficou “sem competição”;
- Em igualdade pontual: quando as pontuações de ambos os lutadores são iguais; quando os dois boxeurs recebem uma contagem de 10 segundos.
As faltas principais
No Muay Thai, assim como nas outras artes marciais, existem ações que violam as regras da competição e, como tal, são sancionadas com a dedução de um ponto por cada vez que forem cometidas. Das faltas mais importantes, e que não devem ser realizadas, distinguem-se as demais:
- Morder, introduzir os dedos nos olhos, cuspir, ou cabecear o adversário;
- Wrestling, bloqueio de braços ou qualquer técnica de judo similar;
- Cair deliberadamente sobre o seu oponente;
- Segurar as cordas por qualquer motivo;
- O uso de palavrões ou linguagem ofensiva durante o combate;
- Ferir o adversário depois do árbitro ter ordenado a paragem do combate por algum motivo;
- Atingir propositadamente a região pélvica do adversário. Um lutador que tenha sido atingido na virilha pode solicitar uma pausa de 5 minutos antes de continuar o embate.
É de realçar que a utilização de drogas ou estimulantes é estritamente proibido e a sua utilização conduz à desqualificação imediata do respetivo lutador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário