quinta-feira, 21 de junho de 2018

A guarda da aranha


A Guarda da Aranha, em português: Guarda Aranha , é uma posição de luta cuja origem aponta para o judô do kosen , tendo mais tarde se desenvolvido ainda mais no esporte do Jiu Jitsu brasileiro. durante o final dos anos 80. O guarda-aranha tem muitas variações, mas seu uso mais comum é quando o guarda segura ambas as mangas do oponente enquanto coloca cada um dos pés no bíceps do adversário (pé direito no bíceps esquerdo / pé esquerdo no bíceps direito), isso permite jogador de guarda mais amplitude de movimento em seus quadris que coincidentemente impede o guardião de aplicar pressão ou controlar sua cabeça. O protetor de aranha é específico para o aspecto esportivo do Jiu-jitsu com o uso do kimono e exige do jogador de guarda grande aderência e força nas pernas, bem como boa flexibilidade.

Uma Breve História da Guarda-Aranha no Jiu Jitsu

Embora existam muitas cenas dos torneios de judô Kosen da década de 1940, onde a guarda de aranha está claramente sendo usada, no jiu jitsu a Guarda-Aranha foi desenvolvida no final dos anos 1980 e início de 1990, quando o esporte de Jiu Jitsu cresceu no Rio de Janeiro. Janeiro, sendo uma evolução direta da guarda aberta (uma mão na lapela, uma mão na manga, pé no bíceps, outro pé no quadril, que foi muito desenvolvido em gerações anteriores por pessoas como Helio Gracie ou Carlos Gracie Junior . A posição começou como uma opção defensiva, especialmente ao lutar contra adversários maiores. ”Draculino de Vinicius ' relatou a Gracie Mag de ver Renzo Gracie ' jogando 'com esta posição primeiro noAcademia Gracie Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1987.

Maurício Tinguinha , considerado um dos grandes desenvolvedores da Guarda Aranha, disse a BJJ Heroes: “Eu não sei quem foi o primeiro a fazer a transição [de guarda aberta para aranha] , mas imagino que foi uma processo natural que provavelmente ocorreu em várias academias diferentes ao mesmo tempo. ”Ele menciona que ele achou que era uma solução perfeita contra os caras maiores em sua academia, já que ele era o mais novo e menor na classe e se encontrava de costas regularmente. Quando adolescente, ele acreditava que ele era a única pessoa a usar a posição até que viu Roberto Traven em uma competição de Jiu-Jitsu fazendo exatamente o mesmo. Tinguinha continua:


No início, o Guarda-Aranha era usado principalmente como uma posição defensiva, e muitos o criticaram, rotulando-o de "guarda estacionário", mas quanto mais eu o usava, mais havia a necessidade de melhorá-lo para vencer lutas, usá-lo para varre - no começo e submissões posteriores.

Embora a Guarda-Aranha reinou supremamente como a rainha dos guardas abertos no esporte Jiu Jitsu por muitos anos, Tinguinha diz: “ [mesmo com as muitas melhorias que o guarda teve] não vejo muitas pessoas fazendo a guarda correta. Eu acredito que a maioria não tem o sistema certo de ensinar essas coisas, porque não é um guarda que você pode ensinar algumas posições, você precisa ensiná-lo como um sistema, e a maioria das pessoas não tem o conhecimento. -como".

Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário