O Berimbolo é o nome criado por André Galvão como referência para um movimento específico, este movimento foi criado pelos competidores brasileiros de Jiu Jitsu tendo origem na Guarda De La Riva. Esta posição de luta exige que o jogador de guarda gire de cabeça para baixo na tentativa de atrapalhar o equilíbrio de seu oponente. Este giro fará com que o jogador do guarda faça uma varredura (inverta a posição) - o que geralmente é chamado de helicóptero, ou tome o controle das costas de seu oponente, que é um berimbolo. Esta posição é uma das tendências mais populares do Jiu-Jitsu desde o seu ressurgimento no final da década de 2000, um renascimento liderado por Rafael Mendes e perpetuado por muitos outros lutadores como Ary Farias., João e Paulo Miyao e muitos, muitos outros, especialmente nas classes de menor peso do esporte.
O nome Berimbolo
O nome Berimbolo foi criado por André Galvão, um coloquialismo em português brasileiro que significa 'corrida'. Embora a posição seja chamada de Berimbolo, o ato / ação de girar é na verdade chamado de 'Berimbolar'.
Como o Berimbolo começou?
Segundo a Tatame Magazine, em agosto de 2012, o pai do Berimbolo foi Marcel Ferreira. Por volta de 1993, Marcel era um faixa roxa que treinou na famosa Carlson Gracie Academy , tendo (como muitos outros membros da equipe) o De La Riva Guard como sua posição favorita. Um de seus parceiros de treinamento, com o nome de Eduardo, passaria consistentemente sua guarda de DLR, voltando para o gancho. Isso matou a eficácia do De La Riva, de Marcel. Na tentativa de chegar a uma solução para este passo para trás, Marcel Ferreira começou a inverter no gancho, desenvolvendo a partir daí uma varredura e uma volta. Posições que ele teria usado em competição durante os anos 90, inclusive no primeiro campeonato mundial (1996).
Quando entrevistado por heróis do BJJ para esta peça, André Galvão , o homem que deu o nome “Berimbolo” ao posto disse: “Não pense que a posição foi criada nos anos 90. Marcel fez o helicóptero, mas é muito diferente. O Berimbolo começa quando o adversário coloca sua bunda no tatame, como em uma posição de puxada dupla (...) Acho que o berimbolo só começou há alguns anos atrás. ”Galvão continuou:
O berimbolo não tem pai, é uma criança empobrecida que nasceu sem pai, agora a criança ficou rica e famosa e todos querem assumir a paternidade. - André Galvão
O Comeback Berimbolo
Assumindo que o berimbolo começou na década de 1990, a posição ficou um tanto adormecida por quase uma década nas principais competições de Jiu Jitsu. Seu renascimento é atribuído a Samuel Braga , que é visto usando essa inversão da De La Riva Guard nos campeonatos mundiais de 2005.
Apesar de Braga ter sido o primeiro a reviver esta velha posição, não foi até os irmãos Mendes começarem a usá-lo implacavelmente para ganhar torneio após torneio da divisão de faixa-preta, que os fãs do esporte e da mídia ficaram completamente cientes da posição. . O sucesso dos irmãos Mendes dependia muito do Berimbolo, mas os irmãos Mendes não se apoiavam nos louros de ninguém e levaram essa corrida inteligente para o próximo nível, acrescentando o atrito da perna à equação, uma combinação que se tornou uma das mais utilizadas. o desporto.
A posição foi um tremendo sucesso, mas levantou a questão da regra do "joelho colhendo", aplicada pela organização principal do esporte (a IBJJF), uma regra que proíbe bloqueios torcendo os joelhos. A fundação do berimbolo começa com a aplicação de pressão no joelho com o gancho de la Riva para levar as costas. A entrada para o berimbolo ocorre quando, para resistir a essa pressão, o adversário se senta. Se, em vez disso, eles se afastarem, um take diferente de volta estará disponível. Para forçar o berimbolo, alguns competidores seguravam a manga mais distante, impedindo o desvio. Isso estava pressionando o joelho com pouca chance de aliviá-lo. O berimbolo também usou um profundo gancho na canela, que acrescentou pressão ao joelho, tornando-o efetivamente uma falta punível com desqualificação, de acordo com as regras atualizadas da federação de 2012.
Para evitar o DQ, os entusiastas do berimbolo renunciaram ao underhook na canela, tornando a posição menos eficaz, mas ainda muito valiosa durante a execução.
Fonte: Bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário