quarta-feira, 20 de junho de 2018

O Tozi ou o São Paulo Guard Pass


O Tozi Guard Pass, muitas vezes referido como o passe de guarda de São Paulo, ou em português: Passagem Paulista ; é uma técnica de luta criada pelo ex - campeão Pan-Americano de Jiu Jitsu Roberto Tozi em meados dos anos 2000. Embora muitas vezes rotulado como uma posição de homem forte, associada a um estilo de luta “base” mais forte e mais lento, tornou-se uma maneira altamente eficaz e segura de passar a guarda fechada ou fazer a transição para um controle de meia guarda com pressão nos ombros. por muitos competidores de alto nível do esporte.

Uma breve história do Tozi Guard Pass no Jiu Jitsu

O Tozi Guard Pass é comumente chamado de passe de São Paulo porque o criador da posição competiu pelo estado de São Paulo (Brasil), sendo também parte de uma forte academia de São Paulo (Godoi Jiu Jitsu).

A posição foi criada por Roberto Tozi como consequência da final do super-pesado do campeonato mundial de 2003, onde Tozi perdeu para Erik Wanderley por decisão do árbitro. Na época, Roberto passou a maior parte da luta presa dentro da guarda fechada de Wanderley, sendo ultrapassado em seu braço direito pelo competidor da Gracie Barra , achando impossível manter a postura ou avançar nessa situação.

Tozi estava incrivelmente frustrado com a situação, particularmente porque lhe custou um título mundial. Quando ele voltou para a academia, ele começou a trabalhar intensamente a partir da mesma situação específica, tentando ao máximo descobrir uma maneira de superar a guarda fechada. Com uma quantidade enorme de tempo, ele finalmente encontrou uma solução que combinava com seu estilo, e o Tozi Pass foi criado.

Ele testou-o em competição várias vezes com sucesso e se tornou uma marca registrada de seu jogo, sendo posteriormente adotado por outros, que o adaptaram para passar outros guardas como Roger Gracie, que frequentemente utilizava a mesma forma para afastar guardas como o Butterfly Guard. e o guarda Z.

Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário