quarta-feira, 13 de junho de 2018

Choke Triangular


O Triangle Choke, conhecido como “Triângulo” em português ou “Sankaku-Jime” (japonês), é uma submissão muito comum no Brazilian Jiu Jitsu que se originou do Judo. O triângulo de estrangulamento ocorre quando o atacante envolve suas pernas ao redor do pescoço do adversário (geralmente), deixando um dos braços do alvo dentro desta "perna" e outro braço para fora. A pressão da coxa no pescoço fará com que o fluxo sanguíneo seja interrompido levando o alvo a se submeter (desistir) ou desmaiar.

A História do Triângulo no Jiu-Jitsu

A criação do triângulo é concedida tanto a Tsunetane Oda quanto a Kanemitsu Yachibei Hyoe, dois famosos mestres de judô do início do século XX e estudantes diretos de Jigoro Kano. Oda (de acordo com o Judo Info ) recebeu seu 1º dan (faixa preta) com apenas 1 ano de treinamento. Um verdadeiro talento de sua época, a especialidade de Tsunetane Oda se tornou Katame Waza (submissões e pins). O sistema de judô de Kano era mais Nage Waza (quedas e arremetidas) orientado, o desenvolvimento do jogo de submissão no judô é frequentemente atribuído a Tsunetane Oda.

É um equívoco comum que o triângulo não existisse no Brazilian Jiu Jitsu antes de Rolls Gracie , que (segundo alguns círculos) teria encontrado a técnica em um antigo livro de judô. Quando perguntado sobre a veracidade desta declaração, Mario Tallarico , segundo faixa-preta de Rolls Gracie, disse:


O triângulo era uma técnica muito antiga do judô que era usada no Jiu Jitsu desde o começo. Como não estava associado ao armlock ou ao cruzamento do braço para o lado, era muito fácil de defender e raramente usado.

Foi o grupo que iniciou a guarda fechada na academia de Osvaldo Alves , que associou o triângulo com o armlock, montando um dos combos mais famosos do Jiu Jitsu. Em relação ao tema de associação o braço ataca do triângulo, Otávio Peixotinho (um dos integrantes do grupo de guarda fechado) disse: “O primeiro ataque da guarda fechada foi o armlock, depois pegamos o triângulo. Todos começaram a ficar sábios com isso e tivemos que repensar as coisas. Isso criou o ataque do braço a partir daí.

O triângulo tornou-se uma arma de escolha da guarda fechada, e mais tarde, com o crescimento de novos ataques de guarda aberta, esta técnica foi solidificada como uma das submissões mais populares em Jiu Jitsu e MMA, sendo mais tarde usada para decidir alguns dos mais populares. lutas memoráveis ​​em esportes de combate, como Royce Gracie x Dan Severn (UFC 4), Fabricio Werdum x Emilianenko Fedor (Strikeforce: Fedor vs. Werdum) ou Anderson Silva x Chael Sonnen (UFC 117).

* Pontuação percentual acima obtida das divisões de faixa preta para homens adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário