quinta-feira, 7 de junho de 2018

O guarda aberto



O Open Guard é o mais antigo dos tipos de guarda no Brazilian Jiu Jitsu , a fonte de todos os outros estilos de guarda e também um dos mais versáteis. Você pode considerar uma posição uma guarda aberta toda vez quando um dos combatentes em uma luta de agarrar está de costas para o chão, enquanto tenta controlar seu oponente usando as pernas abertas (tornozelos não cruzados). Hoje existem vários sub-tipos de guarda aberta, dependendo da aderência e do posicionamento das pernas, como a Guarda da Aranha, Laço, Borboleta, etc., sendo a maioria re-rotulagem de estilos tradicionais de guarda aberta.

Breve História da Guarda Aberta

A guarda aberta chegou ao Brasil pelo Japão. A história é bem conhecida, com um ex-aluno de Jigoro Kano (fundador do judô) com o nome de Mitsuyo Maeda, entrando no país e encontrando em Carlos Gracie um aluno adequado. Embora Carlos fosse um desenvolvedor de som do jogo da guarda, foi seu irmão mais novo, Helio Gracie , que percebeu o que viu nos ensinamentos de seu irmão e o levou ao próximo nível, criando várias posições baseadas na alavancagem que ele usou para apresentar oponentes ou desequilibrar e reverter posições, o que hoje chamamos de “varredura”.

Quando questionado sobre as origens da guarda no Jiu Jitsu, o grande Mario Claudio Tallarico , um dos lutadores de maior prestígio no esporte, um homem que vive em torno do BJJ desde o início dos anos 1960, disse: “Há um grande mal-entendido sobre a guarda aberta. O grande revolucionário do jogo da guarda aberta foi o professor Helio Gracie. Lutar da posição de guarda foi uma das grandes armas desenvolvidas por Dom Helio Gracie. Para ajudar a pessoa mais fraca a vencer um oponente mais forte e mais pesado. O elemento chave do 'verdadeiro' Jiu Jitsu brasileiro sempre foi a guarda aberta, que nos foi transmitida por Dom Helio e Dom Carlos ”.

Helio e Carlos Gracie estabeleceram a regra de que os lutadores brasileiros de Jiu Jitsu precisavam aprender a lutar de baixo para cima, e apesar de ainda ser considerado “a melhor das piores posições” estar em uma luta real, certamente causou um enorme impacto. no jogo de luta. Sendo dado o papel de 'treinador da família', Helio Gracie passou a inspirar muitos lutadores Gracie para se destacar na guarda aberta. Isso ecoou através de Rilion Gracie , Carlos Gracie Júnior , Crolin , Royce , Royler e muitos outros que passaram essa informação inestimável para seus próprios alunos, cada um adicionando sua experiência, levando a grandes desenvolvimentos no final dos anos 80, durante os anos 90. . A era dos guardas abertos 'intransponíveis'.

Desde o seu início, a guarda aberta teve ajustes constantes e adaptações às tendências de passagem de guarda das pessoas, de guardas de aranha a de-la rivas, invertidos / tornados, meio-aranhas ou guardas de lapela. Muitas das quais sempre existiram, elas foram recicladas e oferecidas aos jovens BJJ como ideias novas. Com relação a essa “evolução” dos guardas, Nino Schembri , duas vezes campeão mundial, e um dos mais criativos jogadores de guarda de todos os tempos disse ao BJJ Heroes: “Cara, é engraçado que hoje você veja todos marcando posições que já existiam. Ninguém colocou nomes em posições no passado, tudo era chamado de guarda aberta. Eu tenho feito guarda de laço por 25 anos antes que alguém me dissesse nos EUA que se chamava 'Lasso' ”.

Em suma, o guarda aberto é de longe o mais antigo e testado de todos os guardas, resistindo ao teste do tempo e passando-o com cores voadores através da criatividade dos grapplers e da plasticidade desta posição incrivelmente versátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário