terça-feira, 25 de setembro de 2018

Leonardo Leite


Leonardo Leite entrou no mundo das artes marciais através do judô. O pai de Leite praticou o Jiu Jitsu brasileiro durante a maior parte de sua vida, mas decidiu levá-lo ao “Clube Federal” para praticar a arte marcial japonesa com o professor Omar. Leonardo tinha cerca de 6 anos então. Ele treinou e competiu em torneios internos no “Clube Federal”, mas optou por mudar depois de um tempo, pois o clube não poderia participar de torneios organizados pela Federação Nacional.


Leonardo mudou-se para o clube do Flamengo, depois para o AABB em Lagoa (Rio de Janeiro), Gama Filho e Tijuca Tenis Clube. Quando Leo Leite tinha 16 anos, seu pai o levou para a Academia da Aliança no Rio de Janeiro, onde Leo foi apresentado à arte de submissões de Alexandre Paiva. O conhecimento das finalizações foi um grande impulso para o judô de Leo Leite, e seu interesse pelo Jiu-Jitsu cresceu. Ele decidiu competir no Jiu Jitsu brasileiro quando era faixa azul, adicionando sucesso nesse campo ao seu já impressionante currículo de Judo.


Em 1999, Leite decidiu competir no Mundial, a competição mais importante do Jiu Jitsu, pela primeira vez. Ele era faixa-marrom e acreditava que estaria competindo naquela divisão, mas seu mestre “Gigi” Paiva tinha outros planos para ele, e duas semanas antes do evento ele o promoveu a faixa-preta. Apesar de Leonardo não acreditar que estava pronto para um desafio tão grande, seu mestre provou que estava errado e Leonardo Leite venceu a competição, vencendo na final contra uma lenda do esporte, Zé Mario Sperry .


Leonardo Leite esteve envolvido com a Seleção Brasileira de Judô (Brasil), embora sempre encontre tempo para competir em Jiu-Jitsu de tempos em tempos e alcançar o pódio em grandes torneios como o Brasileiro (2009). Leo Leite também é reconhecido por seu relacionamento anterior com a lutadora da World Champion e com a porta-voz da TV, Kyra Gracie .


Nenhum comentário:

Postar um comentário