quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Vitor Belfort

O brasileiro Vitor Belfort é um dos mais experientes atletas em atividade do Ultimate Fighting Championship (UFC). Já são vinte anos no mundo das artes marciais mistas (MMA), lutas marcantes, disputas de títulos, idas e vindas, enfim, o carioca, com 39 anos, chamado de ‘The Phenom’ (O Fenômeno), marcou uma era, e aqui vamos relembrar sua trajetória no mundo do MMA.é faixa preta em Jiu Jitsu, Judô e faixa roxa em Karatê Shokotan. Iniciou no MMA aos 19 anos, em 1996, e está na ativa até o momento. Sua primeira luta foi no evento SuperBrawl 2, disputado em Honolulu, no Havaí, contra o Jon Hess, que já tinha deixado um oponente cego anteriormente. Vitor venceu por nocaute em apenas 12 segundos de luta e chamou a atenção do UFC.Estreou na maior organização de MMA atualmente em 1997 e, em uma só noite, venceu Tra Telligman e Scott Ferrozzo, ambos dos Estados Unidos, por nocaute, e tornou-se o mais jovem da história a vencer no Ultimate, com 19 anos. No mesmo ano, já com 20, voltou ao evento de número 13 da organização e conseguiu mais uma vitória, contra o norte-americano Tank Abbott, novamente por nocaute.Em outubro daquele ano foi para sua quarta luta, dessa vez pelo título dos peso-pesados, contra Randy Couture. Entretanto não resistiu e foi superado no primeiro round por nocaute. Ainda no Ultimate, finalizou com uma chave de braço Joe Charles, na primeira edição japonesa do evento, e nocauteou o brasileiro Wanderlei Silva, em 1998, após uma sequência de socos, em sua estreia no peso meio-pesado.Após acumular um cartel com seis vitórias e apenas uma derrota no MMA, Belfort foi para o Japão lutar em outra organização, o Pride. Logo na sua primeira luta, contra Kazushi Sakuraba, Vitor não teve sorte e quebrou a mão após um golpe, foi dominado e perdeu por decisão unânime. Ficou na organização até maio de 2001 e enfrentou Gilbert Yvel, Daijiro Matsui, Bobby Southworth e Heath Herring, vencendo todos os duelos.

Resultado de imagem para Vitor Belfort


Em sua volta ao UFC, em 2002, o carioca enfrentou Chuck Liddell e foi declarado o perdedor por decisão unânime dos juízes. Venceu o estadunidense Marvin Eastman por nocaute técnico e ganhou novamente um ‘title-shot’ contra Randy Couture, em 2004. Na mesma época, passava por um drama pessoal, o desaparecimento de sua irmã, Priscila Belfort. No primeiro round daquele confronto venceu por nocaute técnico, após sua luva cortar o olho do adversário, e se tornou campeão dos meio-pesados.Mas a festa durou pouco.  A terceira luta entre os dois aconteceu em agosto daquele ano e Vitor foi derrotado por nocaute técnico após interrupção médica no terceiro round, perdendo o cinturão. Ainda no UFC, enfrentou Tito Ortiz, mas após quase nocautear o norte-americano, perdeu por decisão dividida dos juízes e novamente foi lutar no Japão.
Belfort retornou ao Pride em abril de 2005 com derrota para o holandês Alistair Overeem. Foi lutar, então, no Cage Rage, em Londres. Venceu o francês Antony Rea, por nocaute, no segundo round. Teve a chance de enfrentar novamente Overeem, desta vez pelo Strikeforce, mas foi superado após decisão unânime dos juízes. Enfrentou e venceu, por nocaute, o japonês Yoshiki Takahashi pelo Pride, em julho de 2006

Ainda no Pride, mas desta vez em solo norte-americano, fez uma luta dura com Dan Henderson, mas os árbitros, por unanimidade, declararam Henderson vencedor. Foi a oitava derrota de Belfort no MMA. Na sequência, no Cage Rage, venceu o italiano Ivan Serati, por nocaute técnico, e o inglês James Zikic, por decisão dos juízes, conquistando o cinturão meio-pesado da organização.

Com socos potentes, Vitor Belfort chamou a atenção do treinador Al Stankie, que declarou que 'o MMA roubou um dos maiores talentos da história do boxe'. Em 11 de abril de 2006, Vitor lutou pela primeira e única vez no boxe profissional no evento Minotauro Fights III e ganhou, por nocaute técnico no primeiro minuto, depois de derrubar o ex-campeão baiano Josemário Neves, por três vezes. Mas foi só. Chegou a ser escalado para o Minotauro Fights IV, mas uma lesão na coxa o impediu de lutar.
Fonte:Esporte ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário