O Leg Drag é uma posição de luta comumente usada como uma maneira de controlar os quadris de um oponente antes de avançar para um passe de guarda. No ambiente esportivo do jiu jitsu brasileiro , o Leg Drag começou a ser visto em sua forma rudimentar durante a década de 1990, como uma alternativa ao toreando e ao empilhamento de passes de guarda. Mais tarde, foi reforçada por competidores como Fernando "Terere" , Leo Vieira ou Vitor "Shaolin" na era dos anos 2000, embora os avanços tecnológicos inovadores atualmente vistos no circuito do torneio BJJ de hoje sejam atribuídos aos esforços de Rafael e Guilherme Mendes durante a década de 2010 .
A evolução do arrastão da perna
Posições semelhantes ao percurso das pernas são vistas em estilos de luta mais antigos, incluindo o passeio da marinha de wrestling ( veja aqui ). Embora seja provável que o Leg Drag tenha ocorrido também em trocas precoce de judo, particularmente sob regras de nanatei, não conseguimos ver posições parecidas com a LD no conteúdo de vídeo (limitado) disponível em imagens de torneios antigos.
No jiu jitsu, as primeiras nuances do arrastão da perna começaram a ocorrer logo que o estilo de luta estabelecia uma configuração competitiva. Estas foram, no entanto, formas mais rudimentares do Leg Drag, como visto na partida de 1996 entre Royler Gracie e Marcos Aurelio (abaixo) durante as quartas-de-final do 1º Campeonato Mundial.
Após a CBJJ (federação brasileira de jiu jitsu) foi estabelecida em 1994, o crescimento técnico do jiu jitsu foi notado em grande escala em diversos aspectos do jogo. Um daqueles que estão passando de guarda, e a perna arrastando em particular. Uma técnica tornada popular por um punhado de atletas dos quais Fernando "Tererê", Leonardo Vieira e Vitor "Shaolin" Ribeiro foram os mais proeminentes.
Um exemplo desses avanços técnicos pode ser visto no gif abaixo, onde você pode reconhecer o controle superior de Tererê em 2003, quando comparado com o exemplo de 1996 acima mencionado:
Tererê Leg Drag Guard Pass @World Championship (2003)
A tocha da perna rasgou-se consideravelmente uma vez que esta geração de grapplers saiu das arenas da competição, voltando com força alguns anos depois, através de atletas como os Mendes Brothers (Rafael e Guilherme), que quase sozinho revolucionaram o esporte no no início de 2010.
Os dois irmãos realmente implementaram o Leg Drag como uma das suas principais armas. Através do sucesso dos dois irmãos, seguiram-se muitos mais, acrescentando seu próprio "sabor" a uma posição que é hoje conhecida como uma das bases do jiu jitsu moderno.
Leg Drag Guard Pass Melhores competidores
- Rafael Mendes
- Guilherme Mendes
- Caio Terra
- Isaac Doederlein
- Mikey Musumeci
- Paulo Miyao
- Joao Miyao
- Gianni Grippo
- Gabriel Moraes
- Lucas Lepri
- Fernando Tererê
- Leonardo Vieira
- Vitor Shaolin
Leg Drag Guard Pass Vídeos
Mendes Brothers Leg Drag Destaque
Leg Drag Passing Concepts por Philipe Furao
Leg Drag From Stack Pass por Cobrinha
Leg Drag to Back Control de JT Torres
Leg Drag Passing de Caio terra (gi + no-gi)
Pasta de pergaminho no-Gi Passando por Marcelo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário