* Considerado por Muhammad Ali e “Sugar Ray” Leonard como o melhor boxeador do mundo e fonte de inspiração na arte de boxear, “Sugar” Ray Robinson participou de diversas películas cinematográficas. Robinson vendeu os direitos de sua biografia para o cinema há muitos anos. Lamentavelmente, não se sabe a razão, o possuidor destes direitos nunca autorizou a produção para o cinema. Você sabia?
* O combate profissional em que os pesos dos boxeadores somados apontaram o maior total já registrado aconteceu em 1971. Jimmy Black e Claude McBride pesaram juntos 317,5 Kg. Você sabia?
* Antigamente as regras do boxe eram bem diferentes. Não havia número de rounds determinado. A luta só terminava com nocaute ou desistência de um dos boxeadores. O combate mais longo que se tem registro aconteceu em abril de 1893, em New Orleans (EUA). Andy Bower e Jack Burke pararam de boxear às 4h30 da madrugada, após 7 horas e 19 minutos de combate e 110 rounds. Ante o esgotamento dos boxeadores foi decretado, de forma inusitada, o empate.
* Muhammad Ali também foi conhecido por levar multidões aos seus combates. Entretanto, paradoxalmente, protagonizou na revanche concedida à Sonny Liston o menor público pagante da história dos títulos mundiais categoria peso pesado. Apenas 2423 pessoas pagaram para ver o combate. Você sabia?
* Diferentemente do que às vezes é divulgado, o recorde de público pagante num evento de Boxe não pertence ao Estádio Azteca, em 1993, com 136.274 pessoas e em cuja final Julio Cesar Chavez venceu por nocaute no 5° round a Greg Haugen. Na verdade, o público pagante daquele espetáculo foi de 132. 274 pessoas. O recorde oficial de maior público pagante aconteceu nos Estados Unidos, em 1941, e pertence ao combate Tony Zale x Billy Pryor, vencido pelo primeiro por nocaute no 9° round, com 135.132 assistentes. Você sabia?
* O maior número de nocautes consecutivos pertence a Lamar Clark. No final da década de 50 / início dos anos 60 conseguiu 44 vitórias seguidas por KO. Você sabia?
* O campeão francês Georges Carpentier que começou sua carreira como peso mosca, chegou a boxear como peso pesado, categoria em que disputou o título mundial em 1921. Na ocasião foi derrotado por Jack Dempsey por KO no 4° rond. Você sabia?
* Mais uma de Georges Carpentier. Antes de tentar o título dos pesados, Carpentier era árbitro. Oito anos antes da luta contra Dempsey, Georges foi o árbitro da luta pelo título mundial dos pesados entre Jack Johnson e André Spoul. Você sabia?
Fonte: Medalha Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário