O controle de aperto é um dos seus componentes-chave em qualquer troca de frenagem, uma vez que uma aderência dominante permitirá que um atleta controle a distância, assegure uma posição ou termine uma partida.
Embora a variedade gi de jiu jitsu ofereça uma variedade de diferentes controles de colarinho, cinto, calça, luva, etc, em nenhum gi, o controle de mão / braço geralmente circunda 3-4 apertos simples, que também podem ser usados com o gi. As origens destes estão diretamente relacionadas ao "esporte mais antigo do mundo" - wrestling, e muitas vezes ainda carrega os nomes usados nesse esporte:
BALL & SOCKET GRIP
O aperto 'Ball and Socket' é um dos controles mais comuns e versáteis em jiu jitsu, ele pode ser usado durante o levantamento para controlar a parte superior do corpo, cintura ou pernas de um oponente em uma circunstância de varredura de tipo único. Também é comumente usado para proteger a posição do cinto de segurança das costas e finalizar as bobinas como a guilhotina ou a gravata peruana.
Um dos pontos-chave no punho da esfera e do soquete é a versatilidade. Facilmente ajustado para segurar grapplers de diferentes tamanhos e cobre diferentes distâncias, ajustando a aderência ao longo da mão / antebraço, enquanto também facilmente transição para o frontão, pretzel ou 10 alças de dedo.
GIP GRIP
O Gable Grip é apelidado de lendário lutador do estilo livre americano Dan Gable - campeão olímpico de 1972 e campeão mundial de 1971.
Uma arma excelente para o jogo de clinching, o Gable permite que você controle a distância e aplique pressão, sendo freqüentemente chamado de 'Greco Grip' devido a essa característica. O gable também é altamente aplicável em um ambiente de submissão para terminar armlocks diretos como o "violino" ou chokes como o triângulo do braço (katagatame), o Monson (norte-sul) ou a gravata japonesa, para citar alguns.
O aperto do Gable também é conhecido como Gable Lock e como Monkey Grip.
'S' GRIP
O S-Grip, também chamado Chain Grip ou Chain Hook, é outro controle importante no wrestling e o vernáculo de jiu jitsu. Menos versátil do que os correspondentes Greco ou Ball e Socket acima mencionados, o S é particularmente viável no clinch e muitas vezes usado para completar as quedas de duas pernas, o famoso suplex e outras técnicas de elevação.
No chão, o S-grip não é tão comum, mas pode ser usado para completar chokes, como gravata peruana e estrangulamento norte-sul.
Apesar de mais depender da força do dedo do que alguns dos outros apertos aqui mostrados, o S-grip é uma excelente maneira de cobrir mais terra de forma controlada sem soltar as mãos.
PRETZEL GRIP
Menos comum do que os punhos mencionados anteriormente, o Pretzel Grip ganhou notoriedade nos últimos anos na cena de jiu jitsu sem gi. O Pretzel não é visto frequentemente em wrestling, tendo em sua melhor aplicação limpar lacunas / espaços ao atacar o pescoço. Mais frequentemente do que não ser usado para terminar um braço em guilhotina.
GRIP DA BORBOLETA
Apoio de luta muito comum, também usado no jiu jitsu, não só para derrubadas (controle simples de varredura), mas também como controle de cinto de segurança, desempenhando um papel semelhante ao da bola e do soquete, com a vantagem de ajudar os cotovelos a permanecerem mais próximos de nossos próprias costelas.
Em jiu jitsu, um dos atletas mais predominantes que usa esse controle é AJ Agazarm , que muitas vezes chama esse grip do 'Agazarm'.
Fotos tiradas por Frederik Petersen.
Fonte: bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário