O gancho do calcanhar é um apoio de submissão de grappling comumente utilizado em um ambiente esportivo para forçar um oponente a sair (tap-out), terminando assim uma partida em jiu jitsu , sambo de combate, catch-wrestling ou artes marciais mistas (MMA). O gancho do calcanhar é aplicado controlando a articulação do joelho / quadril, bem como o osso do calcanhar, após o qual a força é aplicada transversalmente, torcendo o calcanhar, medial ou lateralmente. Este movimento irá forçar um torque no tornozelo, que por sua vez transfere o torque para o joelho, causando possível ferimento em múltiplas articulações e ligamentos.
A história do gancho do calcanhar
Como mencionado em toda a nossa seção de " história das técnicas ", a luta é uma das atividades mais antigas conhecidas pelos homens. Como tal, a maioria das posições do nosso esporte no dia moderno teve seu ponto de partida 1000 de anos atrás, de uma forma ou de outra. O gancho do calcanhar não é diferente.
Uma das primeiras formas de luta onde o gancho do calcanhar pode ser observado através da arte da cultura é na Grécia antiga. O popular Pankration e seus avanços técnicos foram transpostos para a cultura romana, que absorveu uma ampla gama de aspectos da vida social grega antiga.
Ao passar pelo livro de Nektarios Lykiardopoulos "As Artes Marciais da Grécia Antiga: Técnicas de Combate Modernas da Era de Alexandre", podemos identificar um gancho de calcanhar muito claro sendo retratado em uma escultura de pedra romana, que pode ser encontrada em um Museu do Vaticano (idade incerto ), aplicado por um centauro (ver imagem).
Escavando mais fundo sobre este assunto, existem muitos desenhos de luta antigos do Egito que mostram uma variedade de ataques de perna, incluindo joelhos, antes da Grécia antiga. Embora com os nossos recursos limitados, não conseguimos encontrar nenhum que tenha mostrado ganchos de calcanhar claros.
A HISTÓRIA DO GANCHO DE SALÃO NA JIU BRITÂNICA JITSU
Existem alguns mitos que envolvem a técnica do gancho do calcanhar em jiu jitsu. Um dos quais é que o famoso gravador dos anos 1960, Ivan Gomes , teria sido o criador da submissão. Essa afirmação só foi reforçada por uma das entrevistas do mestre Carlson Gracie para Marcelo Alonso da PVT, há muitos anos em que Carlson menciona:
Ele [Ivan] chegou ao Rio por uma briga e pediu para ficar e treinar comigo. Mais tarde, ele viajou pelo mundo e foi o primeiro lutador brasileiro a se tornar uma grande estrela no Japão. O gancho do calcanhar que usamos hoje foi criado por ele. - Carlson Gracie
Seguimos a liderança de Carlson Gracie. Quando Ivan faleceu em 1990, nos encontramos com o cinto de coral José Gomes, o irmão mais novo de Ivan Gomes - que treinou com ele toda a vida dele. José disse:
"O Heel Hook existia antes de nós. Deslocou os japoneses que chegaram no Nordeste do Brasil. Nosso treinador Zé Maria [José Maria Freire] nos ensinou esses cargos. Ele os aprendeu de Takeo Yano e Builson Osmar [estudante de Yano] (...) Yano veio de uma linhagem diferente, não realmente do Kodokan. Ele estava com a Marinha Imperial Japonesa e sua escola se chamava Butokukai. Ele era um grande lutador, Helio [Gracie] desenhou com ele. Yano e George[Gracie] estavam formando sócios por muito tempo também aqui no Nordeste ".
Embora Ivan tenha sido certamente o primeiro agente de grappler no Brasil a chamar a atenção para a apresentação do gancho do salto, Takeo Yano foi, de fato, um dos grandes disseminadores de jiu jitsu na região nordeste do Brasil na primeira metade do século XX. Lá, ele ensinou e competiu por muitos anos, deixando estudantes muito sólidos que seguiram liderando escolas bem-sucedidas, uma das quais ainda está sendo forte hoje, o SAS do Master Francisco Sá (RIP), agora sob a direção de seu filho "Sazinho" .
O GANCHO DE SALÃO NO DESPORTO JIU JITSU
Jiu jitsu começou a tomar forma como um esporte no início da década de 1970. Com a primeira federação (inaugurada em 1969), vários dos melhores instrutores da região do Rio de Janeiro reuniram-se para delinear as regras para o ambiente esportivo de jiu jitsu. Foi quando o primeiro sistema de pontos foi definido, e também quando o livro de restrição foi mais claramente delineado. As posições como o gancho do calcanhar, a barra do joelho e as fechaduras da coluna vertebral foram banidas. De acordo com o cinto de coral Pascoal Duarte:
Assim que o jiu jitsu se tornou um esporte, essas posições foram descartadas. Mesmo em treinamento, não foram permitidos, e se você tentasse fazê-los, seria considerado como grosseiro ou sem técnica - Pascoal Duarte
O que o Master Duarte quis dizer com o comentário "falta de técnica" foi que esta regra impunha um estigma no gancho do calcanhar, em que você só iria para "footlocks" se você não fosse suficientemente técnico para passar corretamente. O domínio dominante é o fator-chave de acordo com o antigo "posição antes da submissão" do dogma BJJ.
Durante o final da década de 1990, uma vez que o jiu jitsu abriu suas portas a concorrentes estrangeiros, principalmente dos EUA, os anzóis do calcanhar voltaram lentamente para o esporte, particularmente em seu formato sem gi através de promoções como ADCC, NAGA, Grapplers Quest e muitos outros torneios internacionais.
O ressurgimento da plataforma "submissão única" em 2012, ajudou a empurrar ainda mais o envelope do gancho do calcanhar. Promoções como a Polaris Pro Invitational, EBI e Metamoris têm sido altamente bem-sucedidas na conscientização sobre a importância desta submissão no conceito de artes marciais de luta.
Famous Jiu Jitsu Heel Hook Specialists
- João Assis
- Dean Lister
- Jeff Glover
- Ryan Hall
- Tom de Blass
- Garry Tonon
- Eddie Cummings
- Dave Terrell
- Vinny Magalhães
- Rousimar Palhares
- Keenan Cornelius
- Gordon Ryan
Vídeos de Heel Hook
Heel Hook Tutorial de Firas Zahabi (Tristar Headcoach)
Eddie Cummings vs Josh Hayden - Heel Hook in Submission Grappling
Fonte: bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário