terça-feira, 15 de maio de 2018

A Mata Leão, a Retaguarda Naked Choke


Mata Leão, que significa "matador de leões" em português, é o nome de um estrangulamento popular no Jiu Jitsu brasileiro . Essa mesma posição é chamada de hadaka jime no judô e mata-leão no circuito americano de luta. Embora o nome 'hadaka jime' possa ser utilizado para dois tipos diferentes de choques, o 'mata leão' refere-se especificamente a uma forma particular. O mata leão é aplicado quando o atacante envolve o braço esquerdo (exemplo) em torno do pescoço do oponente, colocando a dobra do cotovelo abaixo da traquéia do oponente. Sua mão esquerda, em seguida, agarra seu próprio braço direito superior e a mão direita é colocada atrás da cabeça do oponente ou em cima da mão, para ajudar a aplicar a pressão.
A história da Mata Leão

O mata leão choke existe desde os primórdios do grappling. No judô, o hadaka jime literalmente se traduz em 'nu choke', como para explicar que esse estrangulamento não requer o uso do kimono. No judô, o hadaka jime pode ser usado para explicar tanto a forma de mata leão quanto o estrangulamento de palma a palma das costas, em português, muitas vezes chamado de estrangulamento de mão-com-mão.



Hércules matando o leão de Nemean (1548)

A popularidade do mata leão no MMA e no Jiu Jitsu é atribuída à família Gracie , que popularizou o estrangulamento em todas as lutas barradas no mundo, particularmente Rickson Gracie , que teve no mata leão sua jogada de finalização mais utilizada. ao longo de sua carreira.

Embora a associação entre este estrangulamento e sua capacidade de matar leões possa ser datada do início de 1500, por meio de Hercules the Sebale Beham's Lion (1548), de The Labors of Hercules (1542-1548), Parece que o nome mata leão, só começou a ser usado no jiu jitsu brasileiro e vale-tudo por volta da década de 1960. Esta renomeação do estrangulamento (chamado de “estrangulamento técnico” até então) é frequentemente atribuída a Reylson Gracie, que quando entrevistado para esta peça sobre este assunto disse:


Sim, eu vi algumas fotos do Mas Oyama, fundador do kyokushin karate em 1963. Lembro-me de dizer “Esse cara é um leão, mas eu poderia ter um estrangulamento técnico por trás. sobre ele, o maior matador de leões. - Reylson Gracie 11/2015

O nome pareceu se espalhar como um incêndio entre a comunidade de jiu jitsu, persistindo até hoje.

Embora o mata-leão tenha sido sempre parte de torneios de grappling, judô, Jiu-Jitsu, catch wrestling, etc, foi através de demonstrações de Royce e Rickson Gracie em espetáculos proibidos nos Estados Unidos (UFC) e Japão (Pride Fc), respectivamente, no início dos anos 90, o que despertou o interesse do público em geral em relação a esse estrangulamento e seu status de "matador de leões".

Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário