A 'baiana', é o nome dado pelos praticantes de jiu jitsu brasileiro para um movimento de queda, que é chamado de 'double leg' no wrestling e 'morote gari' no judô. A baiana foi popularizada durante o apogeu do vale tudo (NHB) no Brasil, pelo lutador Waldemar Santana , tornando-se sinônimo do estilo jiu jitsu na NHB nos anos 1950 e 1960, antes da inclusão do 'sparwl' ao esporte na década de 1970. A baiana é realizada agarrando o oponente com os dois braços ao redor das pernas do oponente (ou um braço na cintura) enquanto dirige para a frente, e usando esse momento para forçar o oponente ao chão.
A história da baiana
Essa maneira de levar um oponente ao chão é uma das mais antigas do mundo, sendo vista por todo o planeta em algumas das formas mais antigas de luta livre. No judô, e embora possa ser visto em cenas antigas do estilo, ele foi oficialmente adicionado à lista de técnicas da Kodokan em outubro de 1982, o que leva BJJ Heroes a acreditar que a queda da perna dupla pode ter entrado no jiu jitsu brasileiro como captura pode ou wrestlers estilo livre que muitas vezes lutaram contra homens de jiu jitsu no ringue durante as décadas de 1930 e 1940.
No jiu jitsu, a perna dupla foi uma espécie de mudança de jogo, encaixou-se perfeitamente nos estilos atléticos de Carlson Gracie e Waldemar Santana , dois homens que adoravam trabalhar da posição de cima no chão. Foi devido à proeza de Santana com esta queda que a posição passou a ser chamada de 'Baiana'. A razão pela qual o berço de Waldemar era Bahia (Salvador) e Santana foi apelidado de Baiano (baiano), por isso os homens de jiu jitsu da época começaram a chamar a queda de 'Baiana', a maneira feminina de dizer Baiano como uma queda. (queda) em português é uma palavra feminina.
A baiana reinou supremamente como a arma preferida dos grapplers pelo Brasil por duas décadas antes do contato com o wrestling durante a década de 1970 abrir os olhos dos competidores para a eficiência da expansão, um grande avanço para impedir o sucesso da perna dupla, embora ainda permanecesse como uma das quedas mais comuns no esporte, especialmente sem o kimono (No Gi jiu jitsu).
Como o jiu jitsu abriu seu horizonte para os EUA em meados dos anos 2000, onde o wrestling é um esporte importante, o nome 'baiana' às vezes se aplicava a uma versão mais desleixada da perna dupla, como se dissesse que havia duas maneiras de aplicar o mesmo técnica, a maneira 'old school' brasileira e a maneira wrestling. Isso não é necessariamente a verdade, já que muitos jiu jitsu 'old schoolers' foram extremamente bem sucedidos contra wrestlers de alto calibre, um exemplo perfeito disso seria Ricardo Arona, Paulo Filho ou Rickson Gracie.
NOTA: Foto de banner tirada por Ivan Trindade para GracieMag .
Grapplers famosos conhecidos por seu uso da Baiana
Waldemar Santana
Carlson Gracie
Ricardo Arona
AJ Agazarm
DJ Jackson
Pablo Popovitch
Marcus Almeida 'Buchecha'
Delson Heleno 'Pe de Chumbo'
Gilbert Burns 'Durinho'
Jake Shields
Paulo Filho
Fonte: Bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário