segunda-feira, 7 de maio de 2018

O Omoplata



O omoplata, no jiu jitsu brasileiro , também chamado ashi sankaku garami no judô ou na trava da bobina como captura, é uma técnica de bloqueio da articulação do ombro que utiliza as pernas e quadris do atacante para manipular a articulação do ombro do oponente atinge seu grau máximo de movimento, isso pode levar a uma submissão ou forçar uma reversão (varredura). A posição se tornou popular no circuito de jiu jitsu durante meados dos anos 90, graças aos avanços técnicos de um concorrente chamado Nino Schembri .

O nome Omoplata

Omoplata significa escápula, ou lâmina óssea em português, isso por causa da mecânica envolvida no movimento. No judô, o ashi sankaku garami significa entrelaçamento do triângulo da perna.

A História do Omoplata no Jiu Jitsu
A omoplata apareceu no Brasil através do judô ou catch wrestling, ambos estilos populares no Brasil durante as décadas de 1930 e 1940. A posição não era vista como altamente eficaz nos primeiros dias, mas fazia parte do currículo ensinado pela maioria das academias de jiu jitsu.

Quando entrevistado para esta peça, Otávio Peixotinho, um dos grandes alunos da Carlson Gracie das décadas de 1970 e 1980, mencionou que:


O omoplata existia, mas faltava eficácia. Era algo que você tentaria em treinamento, mas não em composições. Eu vi o Rickson e o Rolls competindo várias vezes, até eles não queriam usá-lo. Otávio Peixotinho.

Primeiro com as competições de estilo 'somente para finalizações' e mais tarde devido às rígidas regras de jiu jitsu estabelecidas pela federação do Rio de Janeiro no início dos anos 70, o omoplata era considerado apenas um movimento de submissão, e não como uma varredura, permanecendo dormentes no cenário competitivo por quase 7 décadas. Foi só quando, em 1994, a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) reabriu o livro de regras permitindo pontos para essa situação, que a omoplata passou a ser vista também como uma boa opção para uma reversão.

A mudança nas regras do ambiente esportivo do jiu jitsu coincidiu com o crescimento da popularidade dessa antiga técnica, um crescimento liderado por um concorrente que revolucionou o jogo da guarda durante a década de 1990, o senhor Antonio 'Nino' ​​Schembri.

Schembri abriu os olhos de muitos lutadores para a eficiência da posição, usando-o também como um conjunto não só para varreduras, mas também armrars, estrangulamentos e outros desenvolvimentos. Desde as melhorias feitas pelo Nino, muitos outros adicionaram sua entrada, fazendo do omoplata um dos ataques mais utilizados no jiu jitsu moderno.

Melhores Instrutivos Técnicos Omoplata

Omoplata set-ups e acabamentos de Rubens Charles (sob demanda)
DVD Omoplata de Nino Schembri
Especialistas notáveis ​​da Omoplata Jiu Jitsu:
Nino Schembri
Mario Reis
André Galvão
Eddie Bravo
Rubens Cobrinha
Ryan Hall
Michael Langhi
Michele Nicolini
Clark Gracie
Bernardo Faria
Michael Liera Jr.
Omoplata ataca em ação
Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário