quinta-feira, 24 de maio de 2018

O Darce Choke


O darce choke (ou d'arce), também chamado de 'no gi brabo choke' (para não confundir com o padrão braabo choke), em português frequentemente chamado triângulo de braço invertido ou mesmo triângulo de mão , é um estrangulamento usado no jiu brasileiro Jitsu, MMA e outros esportes de grappling que é uma variação do katagatame (triângulo do braço) e a anaconda engasga. A diferença entre o darce e o estrangulamento da anaconda está no posicionamento da 'trava', que em última análise define o modo como a pressão deve ser exercida. O darce choke é aplicado envolvendo os dois braços ao redor do pescoço do oponente, deixando um braço para dentro e outro para fora deste porão. O nome 'darce' deriva de um grappler americano chamado Joe D'arce, famoso por seu uso do estrangulamento, embora o verdadeiro estrangulador possa ter se originado na Alemanha, criado por um concorrente da luta livre esportiva chamado Björn Dag Lagerström.
A história do Darce Choke

Como de costume, gostaríamos de explicar que o grappling é uma forma de arte antiga e, como tal, muitas posições e técnicas PODEM ter existido antes dessas (re) descobertas de posições mais recentes. Dito isso, o bravo choke ficou famoso no Jiu Jitsu pelas mãos (ou melhor, pelos braços) de um faixa preta chamado Milton Vieira.



Aperto Darce

Milton aprendeu a maior parte de suas habilidades de luta com Jefferson “Jop” Pereira, um treinador da luta livre que (de acordo com Milton) ensinou um estilo de luta muito orientado ao Jitsu. Vieira acabou se mudando para o MMA se juntando ao famoso Brazilian Top Team (BTT), uma das principais equipes de Artes Marciais Mistas no início dos anos 2000, para desenvolver suas habilidades. A BTT foi liderada por Zé Mario Sperry , Murilo Bustamante , Ricardo Libório e 'Bebeo' Duarte, todos conhecidos lutadores de Jiu Jitsu, e o jogo orientado de submissão de Milton Vieira encaixou-se perfeitamente na filosofia do grupo. Milton trouxe várias posições de grappling para a equipe, especialmente sua assinatura 'anaconda' e os agora chamados darce chokes que foram escolhidos com grande interesse por alguns dos melhores lutadores da equipe, incluindo Rodrigo 'Minotauro' Nogueira . O Minotauro foi a super estrela da equipe, que na época era o peso pesado número 2 do mundo. Rodrigo aprendeu as manobras de Vieira e foi muito bem-sucedido no mais alto nível de competição de MMA utilizando essas mesmas técnicas, o que elevou a consciência dos principais concorrentes do Jiu Jitsu a esses movimentos.

Com o cargo ganhando reconhecimento internacional Daniel D'Dane, presidente da federação Luta Livre Esportivado Rio de Janeiro , foi rápido em afirmar Luta Livre como o criador do cargo, em uma carta aberta dirigida à mídia que ele escreveu:


o 'triângulo de braço invertido' o movimento com o qual o atleta Milton Vieira finalizou Cro-Cop (EN: Bruno Lobato) no Bitteti Combat foi desenvolvido no final dos anos 90 na Alemanha por um estudante meu de origem norueguesa, enquanto eu estava treinando lá .


Aderência Anaconda

O estudante norueguês que D'Dane menciona foi Björn Dag Lagerström que criou a posição, acidentalmente, depois que Daniel lhe ensinou o estrangulamento da anaconda, Björn usaria essa posição em 1996 pela primeira vez em competição em um torneio de submission alemão TAP ”( Torneio Pega-Onça ) onde ele apresentou 3 adversários com este novo estrangulamento.

Daniel D'Dane voltaria ao Brasil em 2001, onde ensinou o cargo para seus companheiros brasileiros no RFT (Renovação Fight Team), onde treinou o famoso Alexandre Pequeno. Pequeno também seria importante no desenvolvimento e sensibilização para o estrangulamento entre os seus colegas de luta livre que mais tarde passaram a posição para Milton.
O Darce Choke Name

Joe D'arce era um concorrente bem conhecido em torneios de grappling em meados dos anos 2000. Representante de Renzo Gracie e sua academia de jiu jitsu de Nova York, D'arce aprendeu a técnica com John Danaher , técnico da RGA .

Tendo vencido várias lutas aproveitando melhor o estrangulamento, D'arce chamou a atenção de outro grappler norte-americano chamado Marc Laimon . Laimon rotulou a técnica de “darce choke”, e sendo um treinador de grappling muito respeitado na costa oeste dos EUA, o nome começou a ser mencionado na área para definir a posição. Com a crescente popularidade do Jiu Jitsu na costa oeste, o darce tornou-se o nome mais comum dessa técnica.

Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário