quarta-feira, 16 de maio de 2018

O protetor de borracha



O protetor de borracha (RG) é uma posição desconhecida que foi vista pela primeira vez em competições por Nino Schembri no final da década de 1990, sendo posteriormente adquirida por Eddie Bravo no início dos anos 2000, que desenvolveu um método de treinamento. fortemente baseado nesta situação particular. A proteção de borracha é uma variação da guarda aberta onde o jogador de guarda agarrará sua própria canela com o braço oposto (exemplo: braço direito agarrando a canela esquerda) sobre o dorso de seu oponente, o aperto deve ser executado com a palma da mão voltada para cima e o antebraço deve estar em contato com a clavícula. Esses detalhes ajudarão o jogador de guarda a manter a postura de seu oponente, evitando assim que o guardião passe uma ofensa.

Breve História sobre o Guarda de Borracha
A origem da proteção de borracha é desconhecida, o controle da canela estava em uso, de acordo com algumas figuras do Jiu Jitsu, na luta por tanto tempo quanto eles conseguiam se lembrar, incluindo Nino Schembri que, quando indagado sobre o GP para essa peça, disse :


Para mim, isso é apenas uma variação da guarda aberta, só depois que eu vim para os EUA ouvi sobre todos esses nomes de guarda. Na verdade, o 'guarda de borracha' que descobri há cerca de 5 anos (2009), quando um aluno me disse que eu era um dos criadores do RG, perguntei imediatamente “o que é isso?” (Risos) […] Se Eu começo a criar nomes para cada posição, nós teremos milhões de nomes, porque as posições são infinitas, existem muitos controles para o omoplata e o gogoplata.

Independentemente da data de início, a posição foi vista principalmente por Schembri no final da década de 1990 nas competições brasileiras de Jiu Jitsu , desenvolvendo seu jogo de guarda aberta, fortemente dependente da omoplata e do gogoplata choke (este último uma criação de Nino). ). Em Artes Marciais Mistas (MMA), a primeira gravação da posição em um evento mainstream apareceu em 2004 no "Pride Critical Countdown 2004", em uma luta entre os Schembri e Kazushi Sakuraba mencionados acima.

O 10º Efeito Planetário

Eddie Bravo é um nome bem conhecido no circuito americano de grappling, famoso por seu uso da submissão twister, a guarda de borracha, a criação da academia do 10th Planet grappling e sua estreita amizade com o carismático comentarista do UFC Joe Rogan. Bravo e seus vastos seguidores, compostos por estudantes e fãs de MMA, tornaram-se os principais defensores dessa posição.

O talentoso americano tornou-se uma figura bem conhecida no circuito de grappling após sua vitória sobre Royler Gracie no ADCC (2003) 1/4 final, tendo apresentado o lendário Gracie com um triângulo . Sua vitória sobre um membro tão prestigioso da família Gracie causou grandes ondas na comunidade de Jiu Jitsu. Esse feedback positivo associado à promoção regular de Joe Rogan do sistema de treinamento de guarda de borracha do 10º Planeta sobre as transmissões do UFC aumentou a consciência sobre o programa da Bravo, muitas vezes rotulado como “a evolução do Jiu Jitsu” por Bravo e Rogan.

A bandeira da inovação / evolução do sistema de guarda de borracha e a tremenda exposição de TV trouxeram uma legião de estudantes através das portas da 10th Planet Academy, que rapidamente se tornou uma das maiores franquias do mundo com milhares de estudantes e academias em todos os cantos do mundo. o planeta, dos EUA à Europa, Austrália e até a África. Este famoso método despertou o interesse de vários lutadores já experientes e lutadores de MMA como Matt Horwich, George Sotiropoulos, Shinya Aoki , Vinny Magalhães , Alan Belcher e outros, sendo Aoki o lutador que alcançou mais resultados em um alto nível de competição usando o lutador. guarda.
A Guarda de Borracha na Evolução do Jiu Jitsu e MMA

Embora o sistema de proteção de borracha tenha sido amplamente divulgado desde 2003, a evolução do Jiu-Jitsu de alto nível no sem kimono parece ter, de alguma forma, contornado o Rubber Guard e adotado estilos mais móveis de guardas durante esse período. Exemplos disso são o X-Guard, o reverso De La Riva , Half Guard (e todas as suas variações) ou 50/50, etc., embora o RG ainda seja usado com frequência, principalmente pelos alunos do 10º sistema planetário.

Pode haver uma série de razões para isso ter acontecido, a partir de seus requisitos de flexibilidade, a falta de opções de varredura / reversão oferecidas pela posição ou mesmo que muitas vezes quimono são preferidos ao aplicá-lo e não são permitidos em muitas competições.

No MMA, e apesar do principal objetivo da posição de ajudar o Jiu Jitsu a ter sucesso nesse ambiente, parece ter caído em um limbo. Como o UFC evoluiu para rounds mais curtos com um sistema de pontuação que beneficiava golpes, quedas e controle superior no solo, a eficiência do guarda de borracha no esporte estava comprometida, já que muitas vezes ele conta com o tempo para colocar o lutador em uma finalização.

Se há argumentos a serem feitos a favor e contra a guarda de borracha nesses esportes, há outros a serem feitos para isso, especialmente no domínio da defesa pessoal, pois é uma posição que apresenta opções para anular os ataques de um agressor.

Grapplers conhecidos por seu uso do protetor de borracha
Eddie Bravo
Dustin Hazelett
Shinya Aoki
Matt Horwich

Fonte: Bjj Heroes

Nenhum comentário:

Postar um comentário