A meia guarda, também conhecida pelo seu nome em português: meia-guarda , é uma posição de luta de origem desconhecida, muito desenvolvida no início dos anos 90 por Roberto Correa , um conhecido atleta brasileiro de Jiu Jitsu . A definição de guarda de luta exige que o jogador de baixo (grappler com as costas voltadas para a esteira) faça uso de suas pernas para controlar a distância entre ele e o passador de guarda (grappler no topo), a meia guarda segue esse mesmo conceito, somente em Neste caso, o jogador da meia guarda terá ambas as pernas controlando apenas uma das pernas do adversário.
A história da meia guarda
A meia guarda como posição de luta já existe há muito tempo, como começou ou quem começou não pode ser identificada. No Kodokan Institute, a meia guarda foi chamada niju garami e foi usada por antigos praticantes, incluindo Tsunetane Oda (o criador do triângulo ) que é visto usando a posição em alguns videoclipes da década de 1940. A meia-guarda acabou perdendo a prática no Judô, principalmente devido às regras estabelecidas, já que este estilo avançou para o atual formato esportivo.
O niju garami , nos estágios iniciais do Judô, era, antes de mais nada , uma posição de apoio usada para impedir que o oponente obtivesse controle lateral, a partir daí esperando que algum tempo acabasse ou tentasse recuperar o controle total da guarda. Esse foi o conceito geral da posição que viajou do Japão para o Brasil no início do século XX. Por essa razão, isso nunca foi visto como um movimento 'go-to' pelo estilo de luta orientado para submissão do Jiu Jitsu e permaneceu adormecido até o início dos anos 90.
Era Roberto Correa , mais conhecido como Gordo , um faixa-roxa de 18 anos de Carlos Gracie Junior na época, que revolucionou a posição de meia-guarda. A história diz que Roberto sofreu uma lesão grave no joelho em 1989, uma lesão que o impediu de usar a perna em toda a sua extensão por um longo período de tempo. Esta desgraça causou Gordo a adotar a meia guarda como um dos poucos movimentos que ele poderia usar para impedir que seus parceiros de sparring passassem. Preso nesta posição muitas vezes, Correa começou a pensar em maneiras de ser ofensivo a partir daí, sua mente criativa bateu o jackpot quando ele surgiu com uma solução, o underhook.
O underhook revolucionou o jogo de meia-guarda e estabeleceu uma ponte muito necessária entre defesa e ataque na posição. A marca registrada de Correa foi o back take da meia-guarda, que lhe deu notoriedade e sucesso imediato nos tatames, mas ele estava criando muitas variações diferentes, incluindo a meia-guarda profunda, uma variação que se tornou muito comum em sem kimono e MMA ( Artes marciais mistas).
Com o tempo, a meia-guarda evoluiu para uma das posições mais complexas e utilizadas no esporte, tanto com o kimono quanto sem kimono. Também se traduziu bem para a jaula com lutadores como Fabricio Werdum , 'Minotauro' e muitos outros tendo adotado esta posição complexa para o seu extenso jogo de luta.
Grapplers famosos conhecidos por seu Half Guard GameRoberto Correa
Eduardo 'Jamelão'
Vitor 'Shaolin'
Rodrigo Nogueira 'Minotauro'
Celso Venicius
Bruno Bastos
Jeff Glover
Eddie Bravo
Lucas Leite
Caio Terra
Alexander Trans
Bernardo Faria
Yuri Simoes
João Assis
Instrução de meia guarda recomendada111 técnicas de meia guarda 3 DVD Set com Caio Terra
Half Guard 3 Vol DVD com Roberto Gordo Correa
Fonte: Bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário