O brabo é uma técnica de asfixia utilizada em esportes / artes marciais relacionados a grappling cuja criação é atribuída a 'Leozinho' Vieira no início da década de 2000. O estrangulamento se baseia em prender o braço do oponente com o peito do atacante enquanto aplica pressão com o braço preso e um aperto na gola / lapela própria do oponente, desta forma efetivamente impedindo a circulação do sangue de atingir o cérebro causando perda de consciência. O estrangulador gi brabo foi desenvolvido para o passante de guarda Jiu Jitsu (caçamba na posição superior) sendo aplicado tanto de controle lateral como de meia guarda, mas evoluiu desde a sua criação e atualmente é visto também a partir da guarda, particularmente a guarda fechada. Esse estrangulamento não deve ser confundido com o estrangulamento sem-ki, também chamado de darce, que é uma variação do triângulo do braço.
A história do estrangulamento de Gi Brabo
Grappling é uma antiga forma de combate, com estilos e mestres diferentes ao longo dos poucos milênios que surgiram e se foram desde a época em que se tornou um estilo de luta estabelecido. É impossível dizer se outras artes marciais já estavam fazendo uso desse brabo para conseguir um estrangulamento antes de ser visto nas competições brasileiras de Jiu Jitsu no início dos anos 2000, embora em nossa pesquisa não pudéssemos encontrá-lo em qualquer lugar. .
O bravo se tornou popular no Jiu Jitsu por Leonardo Vieira , fundador da academia Checkmat (que competiu com a equipe da Alliance na época). Vieira viu pela primeira vez um de seus alunos, um faixa branca, entrar em uma posição semelhante por instinto. De acordo com uma entrevista dada a Carl Fisher em novembro de 2004 ao site da equipe do Channel Islands Jiu Jitsu (agora extinto),
Leozinho disse:
Eu sempre procuro desenvolver coisas e observar o treinamento dos cinturões brancos, vi um cinto branco uma vez usando algo parecido, e pensei 'cara, isso pode acontecer'. Então comecei a trabalhar nessa posição - Leo Vieira
A posição tornou-se um tremendo sucesso, e Leo Vieira começou a colocá-lo em prática em torneios no início de 2000. Seu estilo dinâmico, com forte ênfase na proteção de deslizamento do joelho e joelho na barriga do controle lateral, encaixou tremendamente bem com o bravo choke que ele costumava apresentar todos os seus oponentes no Campeonato Pan-Americano de 2004 (exceto Fredson Alves na final) e todos na Copa do Mundo de 2004, exceto Jair Lourenco, que ele sufocou pelas costas (embora as costas tenham sido tomadas como conseqüência de uma tentativa de estrangulamento.
O sucesso de Leo Vieira chamou a atenção de muitos outros competidores que logo adaptaram esse novo estrangulamento ao seu jogo. O brabo também é usado como uma maneira de se ajustar para o choque cruzado, passes de proteção e tomadas de costas, esta versatilidade tornou uma das posições mais procuradas para os guardas de guarda ao redor do mundo em competições de BJJ.
O nome do estrangulador de Brabo
Em português, brabo significa uma variedade de coisas, como raiva, agressividade ou resistência. No momento em que Leo Vieira começou a ocupar o cargo, ele era e-mail “ leobrabo @ …” por isso, e por se encaixar bem com o real significado da palavra 'brabo', Kit Pelligro (um bom amigo de Vieira) começou a ligar. a posição 'brabo choke'.
Fonte: Bjj Heroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário