sexta-feira, 5 de julho de 2019

Coluna da Arte Suave: faixa só serve para amarrar o quimono?


Por Luiz Dias

“Faixa só serve para amarrar o quimono”, frase escutada tão frequentemente, tão falada. Mas, sinceramente, não concordo. Não vejo assim. A função da faixa é amarrar o quimono, sim, mas na maneira de ser dita, como se a pessoa não se importasse com a sua própria graduação, eu não concordo e nem acredito. Acho que a faixa não é, e nem deve ser, o objetivo final, mas temos de ter orgulho de nossa graduação, e honrar os professores.

O Jiu-Jitsu é um grande caminho para desenvolvermos nossa autoestima, puxar nossos limites físicos e mentais. Sou grato ao Jiu-Jitsu por tudo que ele me trouxe na vida. Eu tenho muito orgulho da minha graduação. As graduações representam o tempo que treinamos e vivemos com o Jiu-Jitsu, todas as horas de treinos, esforço físico, escolhas na vida entre lazer e treinos, dores musculares e toda essa parte que quem treina, sabe. Não acredito que exista algum lutador que treine e que não deseje receber a faixa preta durante a sua vida como lutador. Fazendo uma analogia, é como se alguém entrasse na faculdade e depois de estudar durante anos, dizer: “Eu não faço questão do diploma”.

Há um ano, aproximadamente, eu tinha um aluno que dizia isso. E sinceramente me incomodava. Então, chamei ele para uma conversa e ele me confirmou, “professor, não me importo com a graduação”. Eu respondi que respeitava sua opinião, mas para demonstrar isso, seria legal ele deixar de usar a faixa marrom na cintura e usasse a branca nos treinos. Afinal, ele era um que sempre dizia “faixa só serve para amarrar o quimono”. Então, que colocasse em prática. É claro que ele nunca fez isso. Temos que ter respeito por todos em todas as faixas. O faixa-preta foi um faixa-branca que não desistiu. O respeito à nossa faixa é uma obrigação, ao meu ver, porque é uma extensão dos nossos professores. Faixa só serve para amarrar quimonos? Eu não acho e discordo desse tipo de pensamento.

Poder encontrar um GM, um faixa-vermelha, e aprender com ele, para mim, é muito importante. Por outro lado, não importa, ao meu ver, a cor da faixa no momento da luta, temos de lutar com todos com respeito, atenção e foco. Você pode ser um faixa-preta e, se não lutar atento, pode tomar um carro de um marrom, mas é assunto para outra conversa.

Vamos sempre respeitar as faixas de cada um, cada um tem a sua graduação. Não creio ser um bom conceito essa afirmativa. Quando se aproxima uma entrega de faixas, sempre não é um momento marcante? Quando você ainda não é um faixa-preta, poder lutar com um faixa-preta não é bom? Você ter uma aula com um faixa-vermelha não é uma honra? Para mim é, e sempre será. Nunca vi a faixa somente com função de amarrar o quimono.

Fonte: Tatame

Nenhum comentário:

Postar um comentário