sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Após quarta derrota seguida, Jimi Manuwa anuncia sua aposentadoria do MMA


Mais um lutador que atuou no UFC Estocolmo, no último sábado, anunciou aposentadoria. Após Alexander Gustafsson e Nick Hein, agora foi a vez de Jimi Manuwa. O nigeriano de 39 anos foi nocauteado em 42 segundos por Aleksandar Rakic no co-evento principal e, nesta terça-feira, anunciou em suas redes sociais que está pendurando as luvas.

Manuwa encerra a carreira com um cartel de 17 vitórias e seis derrotas. Ele foi superado em seus últimos quatro compromissos, sendo três deles por nocaute. Entre os motivos para parar de lutar, ele citou "concussões que não são visíveis aos olhos" como uma de suas preocupações.


Confira o comunicado de Manuwa na íntegra:

"Eu vim da Nigéria para Londres quando eu tinha 10 anos, em 1990. Cresci no Sul de Londres e tive anos loucos na adolescência preenchidos com lutas e lições de vida. Em 2006, com 26 anos, descobri o UFC enquanto zapeava por canais de esportes tarde da noite e imediatamente isso me capturou. Caras como Rampage Jackson, Tito Ortiz, Randy Couture e Shogun eram meus lutadores favoritos e me tornei fã instantaneamente. Eu nunca tinha colocado os pés em qualquer academia de artes marciais na minha vida e nem tinha qualquer plano de fazer isso. Em 2008, com 28 anos, eu disse para mim mesmo que ia lutar no UFC. Eu saí do sofá e comecei a treinar muay thai e jiu-jítsu. Eu não tinha nenhuma experiência nas artes marciais, mas eu era o cara do Sul de Londres. As artes marciais imediatamente colocaram mais estrutura e disciplina na minha vida louca e me ajudaram a me tornar uma pessoa muito melhor do que eu era antes. Fiz a minha primeira luta profissional duas semanas depois de começar a treinar e ganhei. Dentro dos primeiros dois anos eu era o número 1 do Reino Unido, mas o objetivo era lutar no UFC. Ganhei todas as minhas lutas por nocaute e em 2012 aceitei um contrato do UFC depois de recusá-los duas vezes com um cartel de 11-0, todas por nocaute. Tive uma grande carreira nas artes marciais e as últimas quatro lutas foram derrotas duras de aceitar não só para mim, mas para minha família, que está sempre em primeiro lugar. Eu nocauteei na maioria das vezes e levei alguns nocautes também. Este é meu estilo que os fãs amam, mas isso cobra um pedágio do corpo, especialmente concussões que não são visíveis aos olhos. Conheci muitas grandes pessoas na minha trajetória e viajei o mundo, mas é hora de deixar este capítulo e ir para o próximo porque existe uma vida depois da luta e sinto que é minha obrigação dar mais aos esportes de combate que eu tanto amo fora da luta. Obrigado, Dana White e UFC por me deixarem mostrar minhas habilidades e obrigado a todos meus treinadores e parceiros de treinos que me ajudaram e me ensinaram por todo o caminho, muito amor pelos fãs e, por último, mas não menos importante, muito amor para minha querida família que, junto comigo, fizemos este sonho se tornar realidade."


Fonte: Sport TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário