sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Embora acredite que vitória de Edgar o favoreça, José Aldo aposta em Max Holloway no UFC 240

Embora acredite que vitória de Edgar o favoreça, José Aldo aposta em Max Holloway no UFC 240

Os dois protagonistas da luta principal do UFC 240, que acontece neste sábado, em Edmonton (CAN), são velhos conhecidos de José Aldo. O ex-campeão peso-pena do UFC já enfrentou por duas vezes tanto Max Holloway como Frankie Edgar. Porém, os dois adversários trouxeram resultados diferentes para o cartel do lutador: o brasileiro venceu todas contra o americano e perdeu todas para o havaiano. Apesar de saber que uma vitória do desafiante seria melhor para ele na categoria, o manauara acredita que o atual campeão consegue defender o título com sucesso.

- Acho que o Max vence. Ele vem numa fase boa, tem a questão da altura. E também, a absorção de golpes do Frankie não é mais a mesma que de antigamente. Para mim, claro, seria melhor a vitória do Edgar. Mas não me importo se o Holloway vencer. Eu vou fazer o meu caminho para voltar a ter uma chance pelo título - disse o manauara em entrevista exclusiva para o Giro Combate.


Na primeira vez que falou sobre a derrota no UFC Rio, em maio deste ano, quando perdeu para Alexander Volkanovski na decisão dos juízes, Aldo ainda não consegue achar muitas explicações para a performance abaixo do esperado. Com o contrato renovado e mais seis lutas pela frente, o manauara não garante que irá cumprir todo o acordo, mas descarta ir para outra organização. O atleta da Nova União quer lutar mais uma vez em 2019 e desafiou três nomes do peso-pena: Zabit Magomedsharipov, Yair Rodríguez ou Brian Ortega.


- Vou fazer uma luta até dezembro e depois eu vejo o que vou fazer. Eu nunca pensei em sair do UFC, sair para outro evento. Eu sempre sonhei em ser lutador do Ultimate e me aposentar na organização. Eu não quero sujar minha carreira, ser um andarilho, um cigano. Eu me preparei para esse momento, fazer minha carreira toda no UFC, quem sabe no futuro ir para o "Hall da Fama" do evento. Nunca pensei em trocar de organização. Tenho essas lutas todas pela frente, mas acho que consigo no máximo mais um ano lutando... Vamos ver o futuro da categoria - disse ele.

Confira a entrevista completa com José Aldo

Renovação com o UFC
A gente já vinha negociando minha ida para o boxe, até o Batarelli (empresário de Esquiva Falcão e Robson Conceição) entrou para ajudar na negociação, mas eu não senti muita firmeza nas propostas, não senti muita confiança. O Dedé (Pederneiras, treinador e empresário) joga muito garantido e ele disse que era melhor mesmo a gente garantir o contrato com o UFC. Antes da luta no Rio a gente renovou o contrato, mas isso não significa que eu vá lutar todas elas... o que eu tinha em mente era pegar o cinturão no fim do ano e me aposentar.

Aposentadoria
Acho que hoje em dia eu ganho dinheiro com isso tudo mas eu penso muito na minha saúde. Quero parar bem, curtir minha família, minha filha. Não quero amanhã estar com idade e não conseguir lutar porque preciso garantir um dinheiro a mais. Quero poder me aposentar e continuar sendo ativo, fazer meu futebol, meu futevôlei e tal.

Carreira no boxe
Hoje em dia não penso muito mais no boxe. Quero ver como vai ser a luta deste sábado. Já estou sentando, vendo minha estratégia, para eu voltar no fim do ano bem. Eu sempre pergunto para os meus treinadores o que eles acham, se eu ainda tenho condições de lutar em alto nível, etc. No momento em que eles acharem que eu não tenho mais condições, eu paro.


Derrota para Volkanovski
Nem gosto de rever a luta, mesmo ganhando ou perdendo, acho que já fica no passado. Não sei explicar bem o que aconteceu. Acho que foi muito mais mérito do meu adversário que pode me travar, soube jogar. Eu estava muito bem treinado, muito rápido, muito forte, acho que nem no meu auge eu estava tão bem treinado assim. Mas ele conseguiu me neutralizar, não esperava aquele jogo... ele normalmente gosta de trocar, ele mais aberto. Na hora ele ficou me cozinhando, me tocava e fugia. Em cima disso eu não consegui lutar. Faz parte, é o esporte, ele foi melhor naquela noite, mas já estou pensando no futuro.

Jose Aldo perdeu para Alexander Volkanovski no UFC 237, no Rio  — Foto: André Durão Jose Aldo perdeu para Alexander Volkanovski no UFC 237, no Rio  — Foto: André Durão
Jose Aldo perdeu para Alexander Volkanovski no UFC 237, no Rio — Foto: André Durão

Lutar no Brasil
Lutar no Brasil é um privilégio, ter torcida, seus amigos, sua família... mas você acaba se colocando, mesmo sem perceber, numa zona que pode te atrapalhar, não desenvolver aquilo que você tem em mente. Não sei, um dia quem sabe eu possa lutar aqui, uma luta de despedida. Mas eu gostaria de lutar fora. Eu não luto mais no Brasil, não que eu não goste de lutar aqui, mas eu queria lutar fora. Em Vegas, e principalmente, no Canadá. O imposto do Canadá é o menor de todos (risos). Eu amo lutar lá, foi minha estreia, onde eu sempre me dou bem, eu amo lutar no Canadá. Mas, tirando as brincadeiras, eu acho que eu estou muito bem ainda, quero lutar outubro ou novembro, não importa onde for o evento.

Próximo adversário
Cub Swanson, não, para mim não passa. Quero sempre mirar aquele que pode ser o próximo desafiante. Prefiro pegar o (Brian) Ortega, o Zabit (Magomedsharipov), o Yair (Rodríguez). Eu quero os que vêm numa crescente, prefiro lutar contra os melhores, acho que isso que me fez ser o lutador que eu sou. Quero desafiar esses, ainda estou em alto nível e como sempre na minha carreira, quero lutar com os melhores.

Aprendizados após a derrota
Essa minha derrota me ensinou muita coisa. Acho que tenho que esquecer um pouco esse lado da estratégia e lutar mais como aquele menino do WEC, lutar para frente e fazer o jogo em si. Já venho conversando com o Dedé que não quero mais saber de estratégia tanto, quero focar mais na minha parte em pé, chegar lá dentro e ser eu, lutando para frente, mas que eu possa sair feliz, ganhando ou perdendo.

O Combate e o Combate Play transmitem o UFC 240 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h30 (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo e acompanham o torneio em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC 240
27 de julho, em Edmonton (CAN)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Frankie Edgar
Peso-pena: Cris Cyborg x Felicia Spencer
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Niko Price
Peso-leve: Olivier Aubin-Mercier x Arman Tsarukyan
Peso-médio: Marc-Andre Barriault x Krzysztof Jotko
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Alexis Davis x Vivi Araújo
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Yoshinori Horie
Peso-pena: Gavin Tucker x Seung Woo Choi
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Deiveson Figueiredo
Peso-mosca: Sarah Frota x Gillian Robertson
Peso-leve: Erik Koch x Kyle Stewart
Peso-pesado: Giacomo Lemos x Tanner Boser

Fonte: Sport TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário