sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Lyoto The Dragon Machida: Jiu Jitsu


Lyoto Machida, The Dragon, (21V - 4D - 0E) é formado em Educação Física, nasceu em Salvador em 30 de maio de 1978, tem como suas características, agilidade, grande resistência física e precisão para executar ataques rápidos e certeiros, é conhecido pelo seu estilo karateca, que sempre confunde seus adversários em suas lutas no octógono, suas apresentações são uma mistura de manter a distância, atacar e sair rapidamente geralmente em um contra-ataque.
Começou nas artes marciais logo cedo, aos três anos, Lyoto The Dragon Machida, iniciou seus treinamentos com seu pai, que adaptou o estilo do Karatê Shotokan criando uma metodologia próprio de treino, batizada de Karate Machida, se tornando faixa preta aos 13 anos, aos 12 anos começou a treinar sumô e aos 15 anos iniciou com o Brazilian Jiu-Jitsu, Machida foi aprender Muay Thai na Tailândia e Wrestling na New Japan Pro Wrestling Dojo em Tóquio.
Machida ganhou um número de torneios amadores de Karatê, incluindo o torneio de Karatê Pan-Americano de 2001 e vice campeonato Brasileiro de Sumô de 2000 na divisão de 115 kg, foi bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Sul-americano, Lyoto aplica seu estilo diferenciado de Karatê e a estratégia de esquiva voltado para Mixed Martial Arts (MMA).

Lyoto possui um cartel de vitórias de dar inveja, ao seus oponentes, sobre alguns dos melhores atletas do MMA: Stephan Bonnar, Thiago Silva, Ryan Bader, Tito Ortiz, Rich Franklin, BJ Penn, Rashad Evans, Maurício Rua, Dan Henderson e Randy Couture. 

Família Machida

Filho de mãe baiana, Ana Claudia Machida a qual não gosta de ver as lutas do filho, pois fica muito nervosa e de pai japonês, o engenheiro civil e mestre em Karatê Yoshizo Machida, funcionário da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, trabalhou em aberturas de estradas e construções de pontes pelo Brasil, passou pelos estados do Pará, São Paulo e Bahia, onde se casou e viveu dez anos.

Yoshizo Machida sempre teve duas paixões, as artes marciais (iniciou com Kendô, depois Karatê e o Aikidô) e a agricultura a qual pode exercer ao se restabelecer no Pará, assim a família Machida se radicou em Belém, e em 1980 fundou a Academia APAM MACHIDA, uma pareceria com a Universidade Kokushikan do Japão, no objetivo de divulgar os ensinamentos de artes marciais japonesas em Belém do Pará, a terceira colônia japonesa do Brasil.



(Lyoto The Dragon Machida. Lyoto Machida Photo from Machida.com.br page)





Lyoto possui quatro irmãos, todos de certa forma ligados as artes marciais, Chinzô Machida, faixa preta 4º DAN de karatê, formado também em Educação Física, é responsável técnico da APAM, Kenzô Machida, formado em Jornalismo, trabalhou como diretor de comunicação da APAM, mas hoje mora em Brasília e trabalha na Rede Globo, Takê Machida, faixa preta do 3º DAN, formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial e graduado em Marketing, cuida da parte administrativa e da academia e Francisco Machida, filho adotivo do Mestre Machida, também é graduado em Educação Física e é responsável pela parte de condicionamento físico da academia.
Lyoto Machida é casado com Fabyola Machida, com quem é casado há mais de dez anos e namorou desde os 15 anos, ela também formada em Educação Física, mas abandonou a profissão de reabilitação motora de deficientes para administrar a carreira de Lyoto, o casal possui dois filhos Taiyo, que nasceu em setembro de 2008 e Kayto, que nasceu em novembro de 2010.

O Início no MMA
Lyoto começou a competir profissionalmente no MMA em 2003 no Japão, graças ao empresário japonês Antonio Inok, que Lyoto conheceu na faculdade, que viu seu potencial, no NJPW - New Japan Pro Wrestling: Ultimate Crush (02 de Maio) contra Kengo Watanabe e logo a mídia japonesa o apelidou de "O segundo Inoki" venceu por decisão unânime, no mesmo ano participou do Jungle Fight 1 (13 de Setembro) contra Stephan Bonnar e venceu por nocaute técnico e no retorno ao Japão no Inoki Bom-Ba-Ye 2003 - Inoki Festival (31 de Dezembro) contra Rich Franklin e venceu por nocaute técnico no segundo round (01:00).

Pelo seu estilo de luta mas estudado e trabalhando nos contra-ataque a maioria de suas lutas acaba por decisão, o que parte do público acha que são bem monótonas, mas algumas de suas lutas são bem emocionantes, Lyoto até hoje tem em seu cartel quatro bônus de Nocaute da Noite, como no grande nocaute em Randy Couture e duas Lutas da Noite com a luta contra Jon Jones. Confira aqui alguns dos vídeos em highlights de seus knockout.

Trajetória no UFC

Machida fez sua estreia no UFC em 2007 no card preliminar do UFC 67: All or Nothing (06 de Fevereiro) contra Sam Hoger, no UFC 70: Nations Collide (21 de Abril) participou do card principal contra David Heath, em seguida, enfrentou o veterano Campeão do Pride o Japonês Kazuhiro UFC 76: Knock-Out (22 de Setembro) Machida ganhou todas as lutas por decisão unânime e no UFC 79: Nemesis (29 de Dezembro) contra o camaronês estreante Rameau Thierry Sokoudjou Lyoto obteve sua primeira vitória por finalização no UFC no segundo round (04:20).

Em 2008 Lyoto enfrentou o ex-campeão dos Meio-Pesados do UFC Tito Ortiz no UFC 84: Ill Will (24 de Maio), Machida ganhou a luta por decisão unânime e deixou Ortiz completamente frustrado com sua movimentação, contra-ataques, e evitando todas tentativas de quedas do ex-campeão.

Em 2009 no UFC 94: St-Pierre vs. Penn 2 (31 de Janeiro) contra o também invicto Thiago Silva, Lyoto conheceu sua primeira vitória por nocaute no UFC, no primeiro round (04:59), ganhando o bônus de prêmio de nocaute da noite.

Com um cartel de 14-0-0 e depois de duas vitória sensacionais não tinha como ser diferente e Lyoto The Dragon Machida ganhou o direito de enfrentar o também invicto e Campeão dos Meio-Pesados do UFC, Rashad Sugar Evans 13–0–1, então a luta ganhou um status especial, a primeira disputa pelo cinturão do UFC por dois lutadores invictos, um grande show na cidade dos espetáculos, e o palco foi o MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, onde e no UFC 98: Evans vs. Machida (23 de Maio) Lyoto se tornou o Campeão dos Meio-Pesados do UFC com um nocaute no segundo round (03:57).


E para finalizar seu ano com chave de ouro Lyoto enfrentaria o ex-Campeão do Torneio dos Pesos Médios do Pride Mauricio Shogun Rua, que vinha de dois nocautes sobre dois membros do Hall da Fama do UFC nada menos que Chuck Liddell no UFC 97: Redemption e Mark Coleman no UFC 93: Franklin vs. Henderson, no UFC 104: Machida vs. Shogun (24 de Outubro) onde conquistou uma vitória numa luta muito disputada por decisão unânime e manteve o cinturão, mas a luta não agradou muito o público que lhe apoiava no início da luta, mas acabou vaiando o Lyoto no final pois esperavam mais do campeão. 

Em 2010 aconteceria a revanche no UFC 113: Machida vs. Shogun 2 (8 de Maio), dia que ficaria marcado para Lyoto e sua legião de fãs, perdendo por nocaute no primeiro round (03:35) neste dia Lyoto deu adeus ao cinturão e a sua invencibilidade, no mesmo ano enfrentou Quinton Rampage Jackson no UFC 123: Rampage vs. Machida (20 de Novembro) e uma nova derrota agora por uma controversa decisão dividida.



Depois de uma uno nada bom para o atleta da equipe Black House, Machida, teve o privilégio de ser o último lutador a enfrentar o lendário ex-campeão Meio-Pesado, Peso-Pesado, e Hall da Fama do UFC, Randy Couture no UFC 129: St-Pierre vs. Shields (30 de Abril) e Machida ganhou a luta por nocaute no segundo round (01:02) e ganhou o Nocaute da Noite e Nocaute do Ano 2011, com o seu um mae tobi geri (chute frontal voador) ou chute “Karetê Kid”.


Após esta exibição ganhou novamente o direito de disputar o cinturão contra Jon Bones Jones, um dos mais temidos e violentos lutadores da atualidade no UFC 140: Jones vs. Machida (10 de Dezembro), nesta luta Lyoto surpreendeu o campeão e começou bem o combate com uma estratégia inteligente mantendo distância e atacando e saindo rápido, mas no segundo round, Jones conseguiu um takedown seguido de uma cotovelada na testa cuja abriu um corte profundo na testa de Lyoto e alguns minutos depois, o campeão conseguiu aplicar uma guilhotina em pé, ganhando a luta ganho o prêmio de Luta da Noite.



Já em 2012, no UFC on Fox 4: Shogun vs. Vera (4 de Agosto) retornando ao octógono contra o campeão do The Ultimate Fighter 8, Ryan Bade, Machida encontrou novamente a vitória com um nocaute no segundo round (01:22).

Mais uma chance de cinturão, no UFC 151 no qual Jon Jones defenderia o cinturão dos meios-pesados contra Dan Henderson, que se lesionou durante os, Lyoto foi escolhido para ser o desafiante, pois tinha sido o lutador que havia conseguido o melhor desempenho contra o campeão até então, mas, após confirmar a disputa, o Dragão voltou atrás, recusando o combate, alegando pouco tempo de preparo para uma disputa de cinturão, causando o histórico cancelamento do evento.

Focando a corrida pelo cinturão em 2013, Lyoto enfrentou Dan Henderson, no UFC 157: Rousey vs. Carmouche (23 de Fevereiro) vencendo por decisão dividida, o próximo passo seria o UFC 163: Aldo vs. Jung (03 de Agosto) contra Phil Davis como o Co-Main event, no qual Machida perdeu decisão unânime bem controversa.

 


Vislumbrando suas chances de título cada vez mais distantes, Machida decidiu descer de categoria e a sua estreia nos Médios seria contra Tim Kennedy no evento principal do UFC: Fight for the Troops 3 (6 de Novembro), mas devido a lesão de Michael Bisping, Machida o substituiu e enfrentou Muñoz no UFC Fight Night: Machida vs. Muñoz (26 de Outubro), Lyoto estreou na categoria com estilo, nocauteando seu amigo no primeiro round com um chute na cabeça e ganhou o prêmio de Nocaute da Noite.




(Lyoto The Dragon Machida. Lyoto Machida Photo from Hdwallpappers.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário